EscalaCity+

News

11 apps que vão ajudar a gerenciar a sua produtividade

Você já encerrou o dia com a sensação de que não foi produtivo? Ou de que precisava ter mais horas para dar conta de todos os afazeres? Saiba que você não está sozinho nessa. Segundo uma pesquisa recente, feita pela International Stress Management Association, nove em cada 10 brasileiros no mercado de trabalho apresentam sintomas de ansiedade, provocados por excesso de estímulos e cobranças do mundo moderno.

Vamos fazer um exercício sobre o seu tempo: se o dia tivesse mais algumas horas, elas seriam, de fato, aproveitadas para aumentar a sua produtividade?

Provavelmente não!

Difícil engolir isso quando a agenda está cheia de compromissos, não é mesmo? No entanto, se colocarmos uma lupa em cada momento do nosso dia, conseguiremos perceber muito tempo desperdiçado – e não estamos falando dos momentos de descanso.

O mundo digital nos traz muitos estímulos a todo momento e eles acabam ‘roubando’ o nosso tempo de produtividade. Paramos tarefas para ver marcações nas redes sociais, espiar aquele vídeo que o amigo mandou pelo whatsapp ou conferir o e-mail com a promoção de passagens para as férias.

Não é por menos que cada vez mais aparecem aplicativos que prometem nos ajudar a gerir melhor nosso tempo: contagem de quantas vezes você desbloqueia o celular por minuto ou hora, organizadores de tarefas com tempo determinado, tem até ferramentas que apontam se você está ganhando ou perdendo dinheiro baseado no relato das suas atividades.

Peter Drucker, o pai da administração moderna e autor de mais de 30 livros, já alertava sobre a necessidade de sabermos gerenciar o nosso tempo muito antes de a internet ser uma realidade nas nossas vidas.

“O tempo é o recurso mais escasso do ser humano e, a menos que seja gerenciado, nada mais pode ser gerenciado”, disse ele.

Mas qual a melhor maneira de gerenciar o nosso tempo num momento em que o celular é praticamente uma extensão das nossas mãos? Especialistas apontam que planejamento, organização e foco segue sendo a receita para manter a produtividade e diminuir a frustração.

Definir prazos, delegar tarefas, ter uma agenda (física ou digital) com as atividades, não querer fazer ‘tudo ao mesmo tempo agora’, saber dizer não e não procrastinar são algumas dicas para melhorar a gestão do seu tempo. E não esqueça de fazer pausas entre uma atividade e outra. Seu corpo, sua mente e sua produtividade agradecem.

Confira a lista de APPs que o nosso sócio-diretor Martin Haag separou que podem ajudar a economizar o seu tempo.

  1. StayFocusd – Aumenta sua produtividade ao limitar o tempo que você pode passar em websites que geram desperdício de tempo.
  2. Zirtual – Trata-se de um assistente virtual para empresários, profissionais e equipes pequenas. Entrega assistente dedicados para a ajuda.
  3. Wrike – Promete uma solução muito completa para o gerenciamento de projetos com base na nuvem, aprimorando o fluxo de trabalho.
  4. Buffer – Faz gerenciamento e agendamento de posts em redes sociais como Facebook, Twitter e Instagram.
  5. Rescue Time – Avalia a sua produtividade por meio de uma análise que indica até os dias e horas em que você rende mais. A ideia é ajudá-lo a usar melhor o tempo.
  6. Focus Booster – Grátis, funciona para fazê-lo parar determinadas vezes durante a jornada de trabalho. Como o nome diz, pretende auxiliar na melhoria do foco.
  7. Toggl – Esse vem da Estônia e funciona como um timer de tarefas, inclusive para lembrar a ligar ou desligar o próprio timer. Tem monitoramento e relatórios online.
  8. Loop – Habit Tracker – Esse é bom-moço: incentiva os bons hábitos e mostra, ao longo do tempo, como você progrediu (é o que todos esperamos) para alcançar objetivos de longo prazo. Também não tem propagandas.
  9. Forest – Espécie de game em que a chave do sucesso é não jogar. Isso mesmo: você só progride se ficar determinado tempo longe do smarthphone. Assim você evita as distrações clássicadas do uso do telefone.
  10. Todoist – Grátis, sincroniza lista de tarefas e permite sincronização entre dispositivos (tem versões para Windows, OS X, Android, iOS, além de extensões para navegadores).
  11. Pocket – Este é para leitura, pois organiza uma lista com artigos da internet que você pretende ler quando bem entender. Depois da lista de apps acima, tem de sobrar tempo, né?

Receba toda semana no seu e-mail notícias e conteúdo de qualidade assinado pelos nossos profissionais.

Inscreva-se na nossa news

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!